VER
Performance, 2015

Neste trabalho, Cristina Elias conduz uma performance interativa em que público e artista se fundem numa figura única para, na invisibilidade, procurar uma forma diversa de "ver".

Cristina está vendada no centro de um espaço delimitado por outras vendas no chão. Os membros do público são convidados a vendar-se também e entrar neste espaço, onde, com a artista, explorarão uma forma de comunicar-se baseada principalmente no tato e que prescinde da visão. 

A visão é atualmente um dos principais instrumentos de experiência e apreensão do mundo, tanto externo como interno. A concepção que temos de nós mesmos é profundamente influenciada pela imagem que nos é mostrada pelo espelho social, ou seja, pelos olhos dos outros. Além disso, hoje mais do que nunca, somos constantemente bombardeados por inúmeros estímulos visuais que moldam a realidade em que acreditamos existir.

Pautar a relação com o outro e consigo mesmo quase unicamente no ato de ver pode levar a preconceitos e erros no processo apreensão daquilo que vivemos como real. O objetivo dessa performance é, partindo de uma linguagem silenciosa e sinestésica, proporcionar uma experiência concreta de alteridade.

'VER' é um desdobramento da vídeo-performance "Invisibilità", desenvolvida no âmbito da mostra "I/O è um altro" de César Meneghetti, exibida na Bienal de Arte de Veneza de 2013 e da performance/oficina "PER- FORMARSI: L’AZIONE COME FORMA DI PERCEZIONE" executada no MAXXI Museu Nacional de Arte do Século XXI de Roma, em 2015, também no âmbito do projeto "I/O è um altro".

 

PER- FORMARSI: L’AZIONE COME FORMA DI PERCEZIONE, MAXXI Roma, Dezembro de 2015
https://vimeo.com/148275562

In-visibilità, Veneza, Maio de 2013
https://vimeo.com/69348296

 

voltar aos trabalhos...
© 2012-2016 Cristina Elias all rights reserved